Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, 10 de julho de 2009

De volta para 'casa', André Lima sonha fazer 'igual ou melhor' do que em 2007

Na primeira passagem pelo Botafogo, o atacante tinha contrato de risco, mas foi de reserva de Dodô a xodó da torcida com 23 gols em 39 jogos


Marcio Alves/O Globo



André Lima se apresentou ao Botafogo para a sua segunda passagem pelo clube com status de ídolo e responsabilidade de quem deixou saudades ao trocar General Severiano pela fria Berlim, em 2007. No retorno, porém, um filme passou pela cabeça do jogador. Sem se privar de dizer que torce pelo Glorioso, o atacante volta diante de um panorama bem diferente do que o que encontrou há dois anos e meio, quando foi contratado para testes.

Após passagens não muito marcantes por Vasco, Madureira e Sampaio Correia, André Lima desembarcou no Botafogo no início de 2007 com uma missão: convencer Cuca, então treinador, de que tinha potencial para defender o clube. Os 23 gols em 39 jogos não só garantiram a permanência como chamaram a atenção do futebol europeu, e o atacante, que havia saído da condição de reserva de Dodô para a de xodó dos torcedores, se mandou para o Hertha Berlim. Do clube alemão, ele ainda passou pelo São Paulo, para retornar ao Glorioso "sem precisar provar nada para ninguém", como definiu o técnico Ney Franco.


- Quando cheguei em 2007, com um contrato de risco, consegui ter um bom início e mudar o panorama. Se hoje retorno com o respeito de todos, é porque conquistei isso dentro de campo. A responsabilidade é maior, mas não vou resolver nada sozinho. Temos outros 11 jogadores para colaborar. Chego para ajudar o grupo. Se vou ser titular ou não, quem vai decidir é o Ney.

Se em pouco mais de seis meses com a camisa alvinegra em 2007 foram 23 gols e 39 jogos, nos dois anos seguintes os números não impressionam. Por Hertha e São Paulo, André Lima disputou apenas 44 jogos e balançou a rede dez vezes. Sinônimo de má fase? Nada que a inspiração no passado não resolva.

- O ano de 2007 foi o melhor da minha carreira. Em pouco tempo fiz muita coisa aqui. Mas quero fazer mais. Hoje tenho mais cabeça e estou mais velho. Espero fazer igual ou melhor.

Dos momentos ruins na Alemanha e no Morumbi, o atacante prefere guardar apenas o aprendizado e esquecer as poucas oportunidades.

- Na Alemanha, tive um problema com minha filha e precisei voltar. A família está em primeiro lugar. No São Paulo, vivi um ano em que o clube me proporcionou muitas glórias, um título brasileiro, entrei para a história com um tricampeonato, conquistei o respeito de todos. Sou grato e saí pela porta da frente. Volto mais experiente.

Emprestado ao Botafogo até o fim de 2009, André Lima deve fazer sua reestreia já no próximo sábado, contra o Avaí, às 18h30m, na Ressacada, em Florianópolis, pela décima rodada do Brasileirão. E como titular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image and video hosting by TinyPic